REFLEXÃO

terça-feira, 18 de agosto de 2015

BOLETIM SEMADESAL PARA O CULTO DE MISSÕES SETEMBRO/2015

Por Raimundo Campos



O Segundo Domingo de Setembro foi escolhido como o Dia Nacional de Missões, por iniciativa da Senami (Secretaria Nacional de Missões das Assembleias de Deus no Brasil). A ideia era unir a instituição em torno da causa missionária, incentivando igrejas e convenções a realizarem eventos da natureza, a fim de levantar fundos para investir em projetos e envios de missionários.

O Dia Nacional de Missões deve ser encarado pela igreja brasileira como uma oportunidade de reflexão em missões, além de uma responsável avaliação acerca do que já tem sido feito. É interessante que as lideranças conclamem seus fiéis e os envolvam em atividades reflexivas, levando-os a tomar atitudes concretas a favor da obra missionária. O Brasil, apesar de ser considerado um país onde há um crescimento acelerado da fé evangélica, tendo sido alvo das atenções internacionais, pelo reascender da fé católica, em virtude da visita do Papa Francisco, ainda é o país que menos investe em missões.

Testemunhos de missionários brasileiros no exterior, dizem que a igreja brasileira é a que menos cuida de seus enviados e a que mais os abandona no meio de seus projetos. Parece que há uma euforia para enviar, mas uma indiferença para sustentar. O sustento que falo aqui não é só o financeiro, mas o ministerial, espiritual, emocional, entre outros, é o que chamo de envio e sustento de qualidade! A igreja que envia, deve cuidar de seus enviados em todas as áreas. Deve entender que os missionários enfrentam batalhas espirituais, momentos de fraqueza e desânimo e, até, momentos de medo e tentação. Os missionários passam a liderar projetos, mas continuam carentes de serem ministrados pelo Pastor que os enviou.

Neste Dia Nacional de Missões, 13 de Setembro, que a Igreja reflita sobre o tipo de apoio que estamos dando aos nossos missionários. Abraçamos e os aplaudimos quando estão conosco. Quando porém, vão embora, viajam de volta aos seus campos, os esquecemos como a nuvem que passou e passam a ser apenas uma vaga lembrança que, de vez em quando, visita nossas mentes cansadas em nossos cultos de missões.

O Dia Nacional de Missões deve ser mais que um dia de comemorações, deve ser o dia de reflexões tão profundas, que nos leve a  tomadas de atitudes que resultem na salvação de almas que clamam no mundo todo.

Natal Missionário da Semadesal este ano focará crianças do Equador.


Alcançar 500 crianças indígenas na cidade de Ibarra, região serrana, a 120 Km de Quito, capital do Equador, é o projeto do Missionário Josemar que conta com a parceria do Ministério Billy Graham, que doa para várias nações do mundo material de discipulado para crianças, além de presentes para o natal. O material vem em uma caixa com toda orientação e é destinado a trabalho evangelístico e social com crianças carentes. Apesar de ser entregue gratuitamente para igrejas e pastores, o governo equatoriano cobra uma taxa  de U$ 1,00 , cerca de R$ 3,50  por cada caixa retirada nos postos de entrega do país. Desafiamos a igreja de Salvador a doar este natal missionário contribuindo com apenas R$ 3,50 até novembro. Você ajudará uma criança indígena a conhecer Jesus!Procure a Semadesal e saiba como abençoar uma criança indígena do Equador!


O que Estamos Fazendo Com as Ofertas de Missões.


Na terça-feira, dia 11 de agosto, na Reunião de Pastores Setoriais, na Paralela, foi entregue o relatório de entradas e saídas dos meses de janeiro a junho para cada Pastor Setorial. No relatório consta com quanto cada congregação e setor contribuiu com missões neste período e como foi gasto cada centavo. Além do sustento dos missionários, a Semadesal vem investindo em envios que implicam em despesas com passagens aéreas, passaportes e vistos dos missionários.

Este ano já foram enviados missionários para o Equador, Cabo Verde, Índia e a partir de setembro irão Maria Helena e Osvaldo para Guiné Bissau e Silas e Railda para Argentina.

A Semadesal investiu também em passagens para duas famílias missionárias  virem ao Brasil.

A Semadesal tem dado ajudas de custos a campos para pagamentos de aluguéis, remédios, taxas bancárias quando do saque do salário do missionário, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário